segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Resumo SMAM 2011!!

Que semana especial nós tivemos!!

Na segunda-feira, inauguramos nossa exposição de fotos e contamos com a presença de aproximadamente 35 amigos do Ishtar com suas crias, além das pessoas do Shopping. A exposição permaneceu durante toda a semana no villagio Shopping e segundo o marketing do local, teve ótima repercussão!
Obrigada a CEI 53 pelo empréstimo dos expositores, ao Villaggio Shopping pela parceria, a Kel Stein e Faster Net pelo patrocínio e também a Fabi Ribeiro pelos registros. Ah, obviamente que temos que agradecer as mães que cederam suas fotos lindas e também a todos que compareceam a nossa inauguração! Vejam algumas fotos:



 
Pessoal que ficou pro final da noite.

Durante toda a semana tivemos relatos em vídeo sobre amamentação de participantes do Ishtar:

2ª - Mariana e sua experiência na amamentação do Bento
3ª - Pâmela falando sobre prematuridade e amamentação exclusiva
4ª - Letícia e Isabela sobre amamentação prolongada
5ª - Inaê compartilhando sua experiência com doação de leite e retorno ao trabalho
6ª - Karina falando sobre superação e confiança
Sábado - Fabiana contando sobre as dificuldades e como apoio foi fundamental
Domingo - João e a visão masculina e de pai

Muito obrigado a todos!!

Por último, em conjunto com o MAPHS, Blog Mulheres Empoderadas e Banco de Leite Sorocaba, participamos do Mamaço Sorocaba, que reuniu muita gente e informou pessoas sobre amamentação e licença maternidade de 6 meses. Foi uma manhã linda!!!

Lu, nossa garota-propaganda Mamaço: 38 semanas amamentando Pedro!

No final do evento, bo parte do pessoal reunido!

MAPHS e Ishtar Sorocaba na organização!
Quanta coisa boa, né? Para isso, ainda tivemos cobertura nos Jornais e TV, confiram parte:

Jornal Cruzeiro do Sul: Shopping tem hoje amamentação coletiva 
Jornal Cruzeiro do Sul: Mães farão amamentação coletiva
Jornal Cruzeiro do Sul: Exposição de fotos orienta mães sobre amamentação
Itu.com.br: SMAM tem programação diária em Sorocaba
TV Tem notícias: SMAM e doação de leite
Vivacidade: Programação SMAM Sorocaba 2011
Jornal Cruzeiro do Sul: Mães Reivindicam alterações no sistema pré-natal
Jornal Bom dia Sorocaba: Aleitamento Materno é tema de manifesto no Parque Campolim
Revista Na Mochila: Domingo tem Mamaço no Campolim


Muito felizes!!! Amamentar é vida!

E para finalizar os posts sobre a SMAM, deixamos o relato de amamentação da Sílvia, mãe da Luna, nossa mascote Ishtar que nasceu prematura mas que hoje está ganhando peso e crescendo graças ao peito e colo da mãe Silvia e apoio e colo do pai Cacá ( retirado daqui) :


Engravidar sempre foi para mim um desejo enorme. A única coisa que tinha certeza na vida era de que queria ser mãe um dia. 
      
"Quando meu marido e eu decidimos começar a planejar o nosso primeiro filho, descobri uma endometriose no meu único ovário (o outro havia sido retirado 10 anos antes) e os planos precisaram ser antecipados. Em menos de dois meses, a confirmação da gravidez. 
Curtimos muito todos os meses que se seguiram, o barrigão crescendo, as alterações físicas e de humor e, o Cacá, maridão, sentindo todos os sintomas que era esperado que eu sentisse!!! Mas passa tão rápido... Minha vontade era que pudesse existir uma licença gravidez, para que eu pudesse fazer mais nada na vida além de curtir e me preparar para o nascimento da nossa filha. Mas... a vida não é bem assim e precisamos continuar trabalhando, viajando de Sorocaba para SP todos os dias, na correria de sempre.... E fiquei a gravidez toda assustada como os meses podiam passar tão rápido!!!! 
Para completar, acabaram não sendo 9 meses, e sim 8, pois nossa pequena também entrou nesse clima e se antecipou! A bolsa rompeu com 34 semanas e meia, e junto com as águas, se foram todos os nossos planos: parar de trabalhar 15 dias antes do parto só para relaxar, sessões de massagem semanais até o nascimento, deixar o quartinho e as coisinhas dela organizadas com antecedência, o parto domiciliar, etc etc etc... E, por incrível que pareça, ficamos mega felizes!!!! Pode parecer loucura, mas o clima era de festa quando vimos que a hora estava chegando, mesmo que mais cedo! 
Claro que depois caiu a ficha e vieram as preocupações inevitáveis: precisávamos ir pro hospital, o parto domiciliar já era, que médico chamar, convênio na carência... Por sorte somos um casal bem tranquilo, e demos conta de todos os pepinos para que nossa filha pudesse chegar da melhor maneira possível! 
E foi exatamente assim: num hospital super bacana, com uma médica que foi maravilhosa, a Dra Betina - e um pediatra excelente, o Cacá - (só faltou a Priscila, parteira querida que faria nosso parto em casa, e a Carla nossa doula, que não teve tempo de chegar pro parto, mas que também deu uma super força logo após). 
A pequena, a essa altura ainda sem nome, nasceu de parto natural, lindo e ultra rápido (olha a apressadinha aí mais uma vez!!). Nasceu super grande, gorda e cheia de energia, levando nota 10 e despertando na equipe médica uma séria desconfiança de que ela não tinha apenas 34 semanas.... mas isso é outra história! 
Graças a isso tudo, ela não precisou de UTI nem de incubadora! Só o que ela precisava era do leite materno e do nosso amor! E assim temos feito, numa experiência que tem sido cada dia mais gostosa, e já percebo que também vou sentir falta quando acabar.... É o método mãe canguru de cuidado para nenês prematuros ou com baixo peso. 
Literalmente, ficamos com a pequena no peito, pele a pele, 24 hs por dia, dando mamá de 2 em 2 hs até que ela ganhe o peso que perdeu desde que nasceu. Incrível mesmo é ver a evolução da pequena dia após dia desde que passamos a fazer o canguru. Ficou muito mais tranquila, passou a mamar direitinho e até acorda na hora das mamadas sozinha! 
mãe canguru até na hora de dormir...
E assim conseguimos prolongar um pouquinho a barriga, ela também pode se sentir um pouco mais no útero e até o papai teve a chance de se sentir ligeiramente grávido! 
Os resultados, vemos na balança (que o pediatra gosta tanto!) e no rostinho, nos olhinhos e nos gestos dela, tão esperta e ao mesmo tempo tão tranquila que nem parece que tinha tanta pressa!!!! 
O melhor de tudo é saber que eu, mãe, tenho tudo o que ela precisa, além da certeza de estar oferecendo o que há de melhor no mundo para ela: o leite materno.
Estamos muito felizes de estar amamentando exclusivamente com o meu leite e principalmente, de ela estar crescendo e se desenvolvendo super bem por conta disso.
E agora, finalmente, ela não tem mais pressa! Curte cada mamá no seu tempo, no seu ritmo, como quem está se deliciando mesmo, babando e lambendo os beicinhos. E nós, papais, também babamos do lado de cá!! 
mamando até se lambuzar!
[PS: agradecemos imensamente à Claudia Gondim, fonoaudióloga super expert aqui em Sorocaba, consultora em amamentação, que nos apoiou desde o dia em que fomos para casa, nos orientando sobre o método mãe canguru e nos tranquilizando para que nossa bebê pudesse ganhar peso e se desenvolver como precisava. Hoje comemoramos 2,505 kgs, ou 225 grs em 10 dias, saindo da faixa de baixo peso e começando a nos despedir do canguru... ]"



Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente lindo!
Parabéns e Deus abençoe
bjs
Lina