quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fotos Mesa Redonda PUC Sorocaba - Escola de Enfermagem

Hoje pela manhã,  o Ishtar participou de uma mesa redonda intitulada "A escolha do Parto" na escola de enfermadem PUC Sorocaba, destinada a alunos, profissionais e comunidade.

O auditório estava cheio e a conversa foi muito produtiva!

Além do Ishtar representado por Carla Arruda, estiveram presentes Gisele Leal do MAPHS, Priscila Colacciopo da Primaluz e o Obstetra Eduardo Marques, docente da Faculdade de Medicina da PUC.

Tivemos a presença de mais pessoas queridas do Ishtar como a Cris, Khelli, Juliana Gaya, Michelle... obrigada por nos prestigiarem! O MAPHS além de representado pelas 3 palestrantes, também contou com Regina - doula na platéia.

Carla
Carla contou como se formou o Ishtar em Sorocaba, desde a fundação em Recife, como funcionam os encontros com gestantes e o perfil das mulheres que procuram o grupo. Falou sobre os índices de parto das gestantes que frequentam o Ishtar e abordou a dificuldade que nós, doulas, encontramos em acompanhar uma gestante nos hospitais da cidade.

Gisele
 Gisele falou sobre o MAHPS. Como nasceu o movimento, quais os objetivos, do alinhamento que o movimento tem com a rede Parto do Princípio. Mostrou que hospitais de outras cidades já investem na humanizaçao do parto, mostrou fotos de partos naturais que acontecem em ambiente hospitalar. Fechou sua apresentação falando das reinvindicações que são feitas pela rede Parto do Princípio e pelo MAHPS, as mesmas que estão sendo apresentadas nas Conferências Municipais da Mulher.
Priscila
 Priscila abordou a questão do Parto Domiliar. Contou sua trajetória, sua vivência em hospital e como foi a transformação para humanizar o atendimento às mulheres. Lembrou da época em que acompanhou a querida parteira Angela Gehrke, em que largou o Hospital Albert Eistein e se tornou parteira domiciliar. Mostrou todos os equipamentos que uma parteira profissional leva para os partos domiciliares, mostrou pesquisas que mostram que um parto domiciliar planejado tem indices de complicações menores ou iguais aos partos hospitalares.
Platéia cheia.
 
Depois das exposições, o Dr. Eduardo Martins Marques também falou sobre o papel do obstetra na escolha do parto e foi aberta a discussão para quem estava presente.

Detalhe do representante mini, Henrique, participando da roda.

Com certeza ficaram algumas sementes regadas entre tantas pessoas e é só o começo de uma parceria com a PUC e mias enfermeiras.

O Ishtar agradece a oportunidade de compartulhar e divulgar nosso trabalho!

Vejam mais fotos e detalhes nos blogs do MAPHS e Mulheres Empoderadas.

Nenhum comentário: