domingo, 4 de agosto de 2013

3º Dia Semana Mundial Aleitamento Materno: depoimento de Reinaldo

Sempre acreditei e continuo acreditando que a amamentação é muito importante pra mãe e bebê. Tenho 3 filhos, lembro de quando o Mateus nasceu em Janeiro de 2008 no Hospital Nossa Senhora de Lourdes em SP. Depois de uma noite em claro e um dia tumultuado pela remoção da casa de parto de sapopemba na zona leste para zona sul da cidade em pleno horário de “pico” minha esposa precisou fazer uma cesária no início da noite de terça feira... Após o nascimento, foi difícil fazê-lo mamar no peito, sofremos muito pois o rodízio das enfermeiras do hospital trazia costumes e maneiras diferentes de ensinar ou estimular o Mateus a mamar. Passou horas, dias e começou a perder peso e só teríamos alta do hospital se ele estivesse mamando, foi uma tentativa atrás de outra e somente nas últimas horas tivemos esta felicidade. Nossa situação financeira não era das melhores e passados (muito rápido) os meses de licença maternidade, minha esposa precisou voltar ao trabalho que era em outra cidade (Sorocaba x São Paulo) e deixamos muitos potes de leite do peito congelado para a babá tentar suprir a necessidade durante as 12 horas de ausência da mãe durante os dias da semana. Os meses se passaram e ele perdeu a vontade de mamar, com isso ficamos preocupados e tentamos alimentá-lo da melhor forma com muitas verduras e frutas naturais mesmo sabendo que não seria como “mamar no peito”...

Já no parto das meninas foi diferente, no caso da Nicole em Julho de 2010, em pleno frio de inverno, não tínhamos chuveiros suficientes para esquentar a água da banheira e quando esquentava água no fogão o trajeto para a banheira já era o suficiente para esfriar... tentamos o parto natural na água mas não foi possível, ela nasceu no nosso quarto de cócoras aos braços da parteira Priscila quando a mamãe Michelle se apoiava no papai (que não sei como além de assistir tive forças para segurá-la), uma linda e inesquecível experiência ao meio da madrugada e quando pedi para acordar o irmão mais velho para cortar o cordão, a doula Carla disse: Ele já estava acordado ouvindo e veio andando para recepcionar a irmãzinha , e o interessante foi logo após que carregada pela mamãe ela começou a mamar, chorou, mamou, e todos choramos pela oportunidade de estar presenciando este momento divino. A Nicole mamou por um bom tempo pois conseguimos acumular 2 férias + licença amamentação junto com a licença maternidade antes de retornar ao trabalho até que por um descuido nosso, minha esposa ficou grávida e aos poucos ela foi sozinha perdendo a freqüência de vezes e desmamando durante as semanas mesmo com a insistência da minha esposa em amamenta-la.

Depois destas 2 experiências, com certeza nos preparamos ainda mais para o nascimento da Daniele em Dezembro de 2011. Ela veio ao mundo dentro de uma banheira de água na minha sala às 10h meados da primavera/verão sem problemas com água acompanhados dos irmãozinhos Mateus e Nicole assistindo da área VIP e tendo oportunidade de beijar a mamãe e o bebê aos primeiros segundos de vida... A amamentação também foi automática, dentro da banheira mesmo a Dani mamou e ela mama até hoje, após 20 meses! Tomamos a decisão da Michelle parar de trabalhar onde pode acompanhar esta amamentação diária e com muita freqüência evitando todos os tipos de emagrecimento ou doença devido o Poder Divino que o leite do peito trás para todas as mães e crianças. Não percam as oportunidades em suas vidas, elas podem ser únicas e valerem para a vida inteira!!! Amo vocês Michelle, Mateus, Nicole e Daniele.

Papai desde 15/01/2008 – ELIZIR REINALDO ROCHA

Nenhum comentário: